Menu fechado

Matricula de Empresas que Operam Armazéns Gerais

Armazém-geral é o estabelecimento que têm por objeto a guarda e a conservação de mercadorias e bens recebidos de terceiros, mediante cobrança de pagamento pelos serviços prestados, como despesas feitas na guarda e conservação das coisas e a própria armazenagem. Os armazéns gerais também possuem a função de emitir títulos especiais que representem a posse dos bens sob sua guarda, tais como:

  • Conhecimento de Depósito:  Representa a mercadoria e circula livremente por endosso, transferindo, assim, a propriedade da mesma; e
  • Warrant: Unido ao Conhecimento de Depósito, mas dele separável à vontade do depositante, que se presta à função de títulos constitutivos de direito de penhor sobre a mercadoria.

A finalidade econômica do empresário de armazém geral é de receber mercadorias ou quaisquer outras espécies de gêneros para sua guarda e depósito tendo como remuneração uma tarifa previamente estipulada.

Qualquer pessoa, natural ou jurídica, apta para o exercício do comércio, pode ser titular de um armazém geral, desde que satisfaça certas exigências e esteja devidamente matriculada na Junta Comercial de seu Estado.

Tributariamente falando, os armazéns-gerais estão numa posição de neutralidade tributária, pois são simples depositárias de mercadorias. Assim, os armazéns-gerais, segundo a legislação ICMS, não são contribuintes do imposto, mas possuem sujeição passiva por responsabilidade tributária.

A JM ASSESSORIA PARALEGAL atua a mais de 20 anos na legalização de Armazéns Gerais, sendo uma de nossas principais especialidades, faça uma cotação.

FALE CONOSCO

Endereço

Av. Paulista, 1079 – 8º Andar – Bela Vista – São Paulo – SP, CEP: 01311-200

Funcionamento

SEG – SEX
09h a 17h

E-mails

jm@jmassessoria.com.br
jmparalegais@gmail.com

Localização

Estamos próximos a estação Trianon – Masp do Metro.

Telefones

Tel.: +55 (11) 3666-2914
Tel.: +55 (11) 3662-1528
Wpp.: +55 (11) 98136-2216